Confira o último artigo cadastrado:
13/11/2008 - ÉTICA: UMA NECESSIDADE
por Luciana Franzen*.
Os tempos revelam intolerância, dissabores, descrença nas instituições e, sobretudo, na verdade e na Justiça. É hora de questionar e de romper paradigmas. Não é só o que é definido como ilícito que se deve reprovar e punir. Mentir, se omitir, ocultar, tolerar injustiças também são condutas reprováveis. Permito-me dizer que tudo isso parece decorrência da falta de espírito de cidadão, de sociedade. Ainda somos um povo pobre, medíocre, embora já se constatem sinais positivos de um despertar.
Falta educação, não só aquela que depende de informações para o exercício da cidadania consciente, a qual não se esquece de que a cada direito corresponde um dever, mas também aquela vinda do berço, passada de geração em geração, que consagra valores morais e éticos construídos por nossos antepassados. Os diversos conflitos entre as categorias e a sociedade em geral levantam sempre as questões dos valores morais e éticos das pessoas.
Muito se fala em ética, mas será que todos estão cumprindo seus códigos de ética à risca? Com certeza que não! É um verdadeiro paradoxo brigar por ética, e não ser ético - "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". A sociedade está perplexa com tantos escândalos envolvendo categorias profissionais que deveriam ter zelo em honrar suas atividades, chegando alguns ao absurdo de confundir ética com defesa das condutas ilícitas de seus colegas.
É preciso que retornemos ao cultivo de determinados valores morais e éticos esquecidos no tempo. Resgatar valores como a honestidade, a honradez, o respeito, a palavra e a lealdade parece uma forma inteligente de se alcançar uma sociedade mais justa e pacífica.
Vivemos enxergando valores físicos, buscando o sucesso financeiro e profissional. Entretanto devemos aprender a olhar para dentro de nós mesmos e veremos outra classe de valores que enriquecerão a nossa vida, tão esquecida nessa sociedade consumista e distante do cultivo das reais necessidades do ser humano, construindo, assim, uma sociedade melhor e mais ética.
* Advogada em Chapecó
Fonte: DC |