Confira as últimas notícias sobre Esporte:
02/04/2008 - ESPORTES DO DIA...
Que Padre Cícero
abençoe o Criciúma
Tigre vai a Juazeiro do Norte em busca da classificação
Na terra abençoada do Padre Cícero, Juazeiro do Norte, no Ceará, o Criciúma enfrenta o Icasa, às 20h30, no Estádio Romeirão, pela segunda fase da Copa do Brasil. A equipe dirigida pelo técnico Leandro Machado vai atrás de uma vitória por dois gols de diferença para evitar o jogo de volta e assegurar vaga na terceira fase da competição.
A tarefa não será fácil para os jogadores do Tigre. O adversário foi campeão do primeiro turno e já está garantido na final do Estadual do Ceará. No último domingo, o Verdão do Cariri, como o Icasa é conhecido, foi eliminado do segundo turno e atuou com os reservas para poupar os titulares para o jogo desta noite.
Além do forte calor, a equipe local conta com apoio do torcedor, que lotará o Estádio Municipal Mauro Sampaio, também conhecido como Romeirão. O apelido é uma homenagem aos milhares de devotos que visitam a cidade, onde o padre Cícero Romão Batista faleceu em 1934, aos 90 anos. A devoção é tanta que Cícero se tornou um nome comum na região Nordeste.
Um exemplo é o atacante Beto, do Criciúma. O primeiro nome do jogador nascido na Paraíba é Cícero (Herbete de Oliveira Melo), batizado em homenagem ao padre. Desde segunda-feira em Juazeiro do Norte, o atacante e a delegação aproveitaram a manhã de ontem para conhecer a estátua de 27 metros de altura do Padre Cícero e fazer suas orações.
Para o jogo desta noite, o técnico Leandro Machado poderá contar com a equipe completa. O lateral Uendel e o atacante Jean Coral, que não participaram da vitória sobre o Brusque, estão à disposição, assim como o meia Marcelo Rosa, recuperado do cansaço muscular.
A equipe só será conhecida momentos antes da partida, mas o lateral e capitão Reginaldo Araújo resume o objetivo da equipe. “Viemos em busca de um resultado positivo e queremos fazer um belo jogo. Um empate ou uma vitória são bons resultados, e se ganharmos por dois gols de diferença será melhor ainda.”
...................................................
Quem é o Icasa
A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa foi fundada em 1° de maio de 1963. O nome vem das iniciais de Indústria e Comércio de Algodão S/A, empresa do fundador do clube, José Feijó de Sá. O Icasa manda os jogos no Estádio Municipal de Juazeiro do Norte, o Mauro Sampaio, apelidado de Romeirão.
O único título estadual do clube na Primeira Divisão foi conquistado em 1992, quando a taça foi dividida entre Ceará, Fortaleza, Tiradentes e o próprio Icasa. O clube foi vice-campeão três vezes:
1999, 2005 e 2007. Nos últimos anos, disputou a Série C e ocupa a posição de 149º no ranking da CBF, com 31 pontos. O Icasa foi o campeão do turno e aguarda o campeão do returno para a decisão do Estadual.
...................................................
Segunda fase
Jogos de ida
Resultados
Volta Redonda 0 x 0 Portuguesa
Nacional/AM 2 x 2 Atlético/MG
Paraná 1 x 0 Vitória
Fortaleza 1 x 2 Corinthians
Chapecoense 0 x 2 Inter*
Juventus 2 x 0 Náutico
Bragantino 2 x 2 Vasco
Hoje
15h30
Madureira x Juventude
19h30
River/PI x Botafogo
20h30
Icasa x Criciúma
Paranavaí x Corinthians/AL
20h50
Fast x Goiás
21h50
São Caetano x Coritiba
Central x Palmeiras
Atlético/GO x Grêmio
Brasiliense x Sport
*classificado
Jogos de VOLTA - Hoje
20h30
Portuguesa x Volta Redonda
Náutico x Juventus
Vitória x Paraná
Amanhã
19h30
Vasco x Bragantino
21h30
Corinthians x Fortaleza
Quarta-feira - 9/4
15h15
Corinthians/AL x Paranavaí*
20h30
Goiás x Fast*
Coritiba x São Caetano*
Botafogo x River/PI*
Atlético/MG x Nacional/AM
Sport x Brasiliense*
Juventude x Madureira*
Grêmio x Atlético/GO*
21h45
Palmeiras x Central*
Criciúma x Icasa*
* se necessário
Participações do Criciúma
1991*, 1992, 1994, 1996, 1999, 2002, 2003, 2006 e 2007
*campeão
_______________________________
Chapéu
Fenerbahçe, de Zico, vai atacar o Chelsea
Chegar às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa foi um feito inédito para o Fenerbahçe, mas Zico quer mais. Mesmo tendo pela frente um adversário poderoso como o Chelsea, o técnico brasileiro garante que seu time vai partir para o ataque no jogo de hoje, em Istambul.
"Vamos atacar desde o primeiro minuto", prometeu Zico. O Fenerbahçe é uma equipe que segue à risca o que ele pensa. "Minha filosofia hoje não é diferente da que tinha quando jogava. Meu time sempre tenta dar espetáculo", disse Zico, que terá a volta de Roberto Carlos
No Chelsea, há um grande respeito pelos turcos e por Zico. O meia Joe Cole revelou que é fã do brasileiro e o técnico Avram Grant mostrou que conhece o ponto forte do rival: "Eles fazem muitos gols".
O outro duelo de hoje será inglês, entre Arsenal e Liverpool, em Londres. O Arsenal vive melhor momento na atual temporada, mas o Liverpool tem mais tradição, principalmente em competições continentais. Por isso, o encontro inglês promete ser bastante equilibrado.
Ontem, dois jogos abriram as quartas-de-final, com vitória dos visitantes: o Barçelona, com gol de Bojan, derrotou o Schalke, na Alemanhã; na Itália, o Manchester United bateu mais uma vez na Roma, 2 a 0, gols de Cristiano Ronaldo e Rooney.
_______________________________
Libertadores da América
Fluminense atrás de classificação histórica
O Fluminense pode fazer história na noite de hoje, no Maracanã, se conseguir derrotar o Libertad, do Paraguai. O clube carioca passaria pela primeira vez à segunda fase da Libertadores – em outras duas edições da competição foi eliminado cedo. A partida começará às 21h50 e a expectativa é de que pelo menos 45 mil pessoas compareçam ao estádio.
Com sete pontos ganhos em três jogos, o Fluminense está em segundo lugar no Grupo 8, atrás apenas da LDU (Equador), que soma dez pontos em quatro partidas. O Arsenal (Argentina) tem três pontos e o Libertad (Paraguai) não pontuou ainda.
Apesar do otimismo e tendo como referência o jogo em que o time goleou o Arsenal por 6 a 0, numa atuação marcada pela aplicação tática da equipe e pelos gols bonitos, o técnico Renato Gaúcho quer seriedade: "Temos de tomar todos os cuidados".
Para explorar o nervosismo do Libertad, o Fluminense promete iniciar o jogo em ritmo veloz. Para isso, conta com o oportunismo de Washington. "Pela importância dessa partida, não podemos desperdiçar chances claras de gol. Temos que partir para cima com tudo", disse o atacante, que completou 33 anos ontem.
Outro brasileiro que entra em campo pela Libertadores é o São Paulo. O tricolor nunca perdeu ponto para os adversários paraguaios quando atuou no Morumbi e a ordem é manter o retrospecto. Hoje, o adversário é o Sportivo Luqueño, às 21h50.
Com cinco pontos, o São Paulo lidera o grupo 7 e se vencer ficará perto da classificação para as oitavas-de-final. O técnico Muricy Ramalho pode escalar o meia-atacante Eder Luiz, e o lateral Eder tem chances de ser o titular.
_______________________________
Campeonato Catarinense
Psicologia do presidente do JEC
Otimista, Adelir Alves tenta motivar atletas com palavras
Já era quase noite no centro de treinamento do Joinville quando os trabalhos físicos de ontem começaram. Tudo porque o presidente Adelir Alves reuniu os jogadores em um canto do gramado para uma conversa de quase uma hora. Puxão de orelha? Não. Adelir não faz o estilo durão de um Eurico Miranda (presidente do Vasco). Foi mais uma sessão de psicologia para ver se JEC escapa de vez dessa história de rebaixamento.
“Lembrei os jogadores do tempo em que eram jovens e sonhavam em ganhar a vida no futebol. Esse desejo de ganhar não morreu, continua dentro deles. Esse sonho de menino não pode ter a mancha de um rebaixamento”, discursou o presidente tricolor.
E mesmo após a palestra motivacional do dirigente o treino levou mais alguns minutos para começar. Primeiro porque os jogadores conversaram a sós. Depois, veio a tradicional oração, adotada pelo Joinville antes de qualquer atividade desde a chegada do técnico Agenor Piccinin. A rodinha de fé – que geralmente se resume a poucas palavras e um Pai Nosso – foi muito além do tempo normal. Durou aproximadamente dez minutos.
Depois de muita conversa e oração, Adelir voltou a demonstrar entusiasmo sobre a participação do JEC na Série C. Quando perguntado se o clube estaria no Nacional, balançou a cabeça num sinal de positivo. Depois, foi mais realista. “Estamos sempre conversando com o Delfim (presidente da Federação Catarinense de Futebol). O Joinville está bem posicionado no ranking da CBF e da Timemania e por isso estamos otimistas”, disse.
...................................................
Metropolitano pode garantir vaga
O Metropolitano pode se classificar à Série C do Brasileiro, hoje, mesmo sem ter entrado em campo. Basta que o Atlético de Ibirama – único adversário dessa briga – não vença o Marcílio Dias, às 15h30, no Estádio Hercílio Luz, em jogo atrasado da 6ª rodada do returno do Catarinense.
O Marcílio Dias não vai entrar em campo com a missão de ajudar o Metropolitano, mas promete buscar a vitória contra o Atlético, o que colocaria o Verdão na Série C. Classificado para a terceira divisão do Brasileiro e sem chance no Catarinense, o Marinheiro quer pelo menos subir na tabela de classificação .
"Minha preocupação é com o Marcílio e como profissional quero alcançar o melhor lugar possível" disse o técnico Mauro Ovelha.
...................................................
Figueira busca explicação para maus resultados
Ontem, no Centro de Treinamento do Cambirela, foi dia de reapresentação do Figueirense e também de muita conversa para saber o que é que está acontecendo com o alvinegro, que no segundo turno perdeu dois clássicos diante do Avaí e do Criciúma.
Antes do treino, o dirigente de futebol do clube Ânderson Barros se reuniu durante dez minutos com todo o elenco e a comissão técnica.
A campanha do Figueirense neste returno é bem inferior ao do primeiro, quando garantiu a vaga para a final. Disputadas oito rodadas desta fase, o alvinegro coleciona três derrotas. No primeiro turno, o Figueirense não foi superado nenhuma vez. Apesar de não ser muito freqüentes estes encontros a portas fechadas com Ânderson Barros, o meia Cleiton Xavier desconversou ao afirmar que é comum o dirigente se reunir com os jogadores nas reapresentações. "Foi uma conversa normal que a gente sempre tem depois do jogos", disfarçou.
O lateral César Prates afirmou que o nervosismo apresentado dentro de campo pelos jogadores alvinegros foi causado pelas circunstâncias do clássico de domingo. "O nervosismo ocorreu quando a partir dos 18 minutos do primeiro tempo, nós tivemos um jogador a menos", argumentou o jogador.
_______________________________
Basquete
Equipe de bem com as quadras
Ciser/Univille passa de fase no Nacional e, agora, luta para ficar entre os 4 melhores
O que parecia difícil para a Ciser/Univille no início da temporada é uma realidade após 17 jogos no Campeonato Nacional de Basquete: a classificação para os playoffs, garantida com as duas vitórias conquistadas no Rio de Janeiro no fim de semana.
Apesar da boa fase, os jogadores não ganham folga e voltaram a treinar ontem, no Ginásio Ivan Rodrigues. Na sexta-feira, a equipe enfrenta a Inesul, em Londrina (PR).
O reflexo do bom momento que o basquete de Joinville vive pode ser visto nos treinos. As brincadeiras fazem parte da rotina de um time que com a quarta posição na tabela e 64% de aproveitamento conquistou com cinco rodadas de antecedência a vaga para as quartas-de-final do principal torneio de basquete do Brasil. Para os jogadores, independentemente da posição na tabela, a classificação é uma vitória de um grupo que começou a temporada com pretensões modestas.
O armador Henrique, 19 anos, é joinvilense, foi revelado em casa e aproveitado na equipe e curte o momento. “Nasci aqui. Mais do que tudo, tenho amor pela cidade”, afirma. Para o pivô Cleiton, uma das novidades do time na temporada, a boa campanha e a classificação são reflexos do bom ambiente e relacionamento entre os jogadores.
_______________________________
Tigre/Unisul
Por trás da boa fase do time na Superliga
O sonho da Tigre/Unisul de estar entre os semifinalistas da Superliga de Vôlei Masculino em sua primeira temporada nacional por Joinville está a dois jogos de se concretizar. Para conquistar a vaga, o time precisar ganhar duas das três partidas previstas com o Sada Betim/MG. A série começa amanhã, em Joinville, e prossegue sábado, em Betim. Para o técnico Giovane Gávio, a boa campanha tem muitos motivos. Um deles, o trabalho da comissão técnica.
“É um grupo experiente e qualificado que garante todo o suporte fora e dentro de quadra”, argumenta. “Se o time chegou nas finais e meu trabalho está dando bons resultados é pelo suporte de profissionais como o Peron, Nutti, Rabelo e de todos da comissão técnica”, ressalta Giovane.
O treinador destaca o apoio de José Paulo Peron, assistente técnico na preparação da equipe. “ Tem a experiência de 12 Superligas como técnico e um trabalho decisivo durante os jogos no posicionamentodo bloqueio adversário”, diz. “Assim como o Nutti (Sidnei Papke, auxiliar técnico), que há três anos vem integrando a comissão técnica da Seleção Brasileira” , fala.
Giovanelembra da importância da preparação física, que será ainda mais exigida nos playoffs das quartas-de-final. “Nossa equipe está respondendo bem nos jogos longos”, afirma. O responsável por essa resposta positiva é o preparador Fernando Rabelo, que ajusta sua programação às exaustivas viagens e jogos do time.
_______________________________
Futsal
Novos horários para a Malwee
Foram alterados os horários dos jogos da Malwee Jaraguá, que chegou à Espanha para o Mundial Interclubes de Futsal. A partida com o Tam Iran Khodro, do Irã, será às 14h45 de sexta (horário de Brasília); e com Carlos Barbosa, sábado, às 15. Se ficar em primeiro em seu grupo, a Malwee decide o título no domingo, às 10 horas.
Tênis
Guga e Lapentti fora das duplas
Gustavo Kuerten está fora também do torneio de duplas do Masters Series de Miami. Ontem, ele e Nicolas Lepentti foram eliminados pelo sueco Simon Aspelin e o austríaco Julian Knowle por 6/0 e 6/3, em 51 minutos. Guga está realizando sua turnê de despedida do tênis. Seu próximo torneio, dia 14, é o Aberto de Florianópolis.
Fonte: A NOTICIA |