BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

08/09/2007 - A LACUNA DO PT

Por Adriana Vandoni.

Compilando as discussões e debates e assembléias do congresso do PT, temos algumas resoluções: o partido vai apoiar o Plebiscito para reestatização da Vale do Rio Doce; vai apoiar em 2010 um candidato da coalizão caso não apareça um puro-sangue para suceder Lula; vai lutar pela formação de Constituinte exclusiva para fazer a reforma política; vai vestir a camisa pela legalização do aborto; e a melhor, como reação e resposta aos escândalos de corrupção envolvendo muitos filiados e dirigentes, o PT decidiu que vai elaborar um Código de Ética.

O deputado federal por São Paulo, Luiz Eduardo Cardozo descobriu, assim como num piscar de olhos, as prováveis razões que levaram tantos dirigentes petistas ao banco de réus: “O partido tem um Conselho de Ética, mas não tem um código. Na condição de partido que sempre lutou por um novo modo de fazer política temos o desafio de superar esta lacuna”.

Taí, foi a lacuna! Resolvi ajudar o PT a preencher essa lacuna. Contrariando o deputado Luiz Eduardo Cardozo, que até considero sério, o partido tem sim o estabelecimento de “infrações éticas e disciplinares”.

Está no Artigo 209, Capítulo II do Estatuto do PT. Lá cita, por exemplo, que é infração a “improbidade no exercício de mandato parlamentar ou executivo, bem como no exercício de mandato de órgão partidário ou de função administrativa”; a “formulação de denúncias infundadas contra outros filiados ao Partido”; etc.
E tem mais, no Capítulo III, Artigo 210, são descritas as medidas disciplinares para cada caso, desde “advertência reservada” até “expulsão” e “perda de mandato”.

Ou seja, é bravata essa história de precisar de um Código de Ética. A lacuna não está na falta de um código escrito, pois isso o partido tem, está no caráter de quem lê.

Alguém pode pensar que só coisas sem sentido aconteceram durante o Congresso do PT, mas não foi. Uma voz quase isolada, quase solitária, mas não fraca, rompeu o transe que parece dominar as mentes petistas. Gilney Viana, ex-deputado por Mato Grosso, fez, talvez, o único discurso lúcido do congresso.

Gilney falou sobre os crimes cometidos por alguns dirigentes e os culpou por terem causado “um dano ao PT e à esperança”. Reclamou que, em função das atitudes desses dirigentes, os petistas correm o risco de ficarem com a “pecha de corruptos e de criadores de caixa 2” E ainda fez um apelo aos que cometeram erros chamando-os a assumirem a “responsabilidade política” pelos atos. Por fim Gilney desabafou: “Eu estou muito puto com tudo o que aconteceu e quem não estiver puto não tem consciência petista.”

Gilney Viana mostrou que alguém tem consciência nesse partido e não fica tentando tratar a população como um bando de idiotas. Trite foi constatar que ele foi “levemente” aplaudido enquanto que alguns “chefões” provocaram verdadeiro frenesi nos filiados.

Infelizmente, Gilney Viana, a maioria dos filiados parece não estar “puto” com o que aconteceu, a maioria prefere atribuir os erros internos a uma esquizofrênica invenção da mídia reacionária. Isso me leva a duvidar que a lacuna citada pelo deputado Luiz Eduardo Cardozo seja, um dia preenchida.

Adriana Vandoni - é economista, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Site: www.prosaepolitica.com


Comentário do Sindicato: Não adianta ter um código de ética se a pessoa já nasce ruím...Só cadeira elétrica para essa turma, não tem outra saída...Pena que o Brasil não adota esse sistema...


Fonte: CLÁUDIO HUMBERTO

 Outras Notícias

20/07/2018 - NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

19/07/2018 - REFORMA TRABALHISTA SEGUE PROPAGANDA ENGANOSA NO PAÍS SEM CARTEIRA ASSINADA

18/07/2018 - DIFERENÇA DE TARIFA ENTRE BANCOS CHEGA A 260%

18/07/2018 - DÍVIDA DE APOSENTADOS COM EMPRÉSTIMO SOBE R$ 39 MI POR DIA

18/07/2018 - ITAÚ CHEGA AO MERCADO DE MAQUININHAS DE CARTÃO

18/07/2018 - COMO USAR AS NOVAS REGRAS DO CHEQUE ESPECIAL PARA SAIR DO VERMELHO

18/07/2018 - PAGAMENTO DO 13º DE APOSENTADOS COMEÇA EM AGOSTO; VEJA O CALENDÁRIO DO INSS

17/07/2018 - SÓ SINDICALIZADOS PODEM RECEBER BENEFÍCIOS DE ACORDO COLETIVO

17/07/2018 - TRÊS INSTITUIÇÕES LIDERAM RANKING DE RECLAMAÇÕES CONTRA BANCOS

17/07/2018 - PAÍS DEIXA DE CRIAR 80% DAS VAGAS DE TRABALHO PREVISTAS

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.