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12/09/2007 - FEBRABAN IRA COMPARAR TARIFAS BANCARIAS..

Novo sistema irá comparar tarifas bancárias
A partir do dia 18, site da Febraban terá lista com preços cobrados por 46 produtos e serviços mais usados

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou ontem, 11/09/2007 em São Paulo, um novo sistema de consulta e comparação das tarifas cobradas pelas instituições financeiras, batizado de Star. Por enquanto, 25 bancos aderiram ao programa. Outros 140 estabelecimentos foram convidados, mas ainda não confirmaram participação.

Para consultar as tarifas, basta acessar o site da FEBRABAN e clicar no ícone Tarifas e Serviços, no lado direito da tela do computador. Em seguida, aparecerão todos os bancos que aderiram ao sistema. Basta clicar no nome do banco e o consumidor terá a ficha com as tarifas cobradas.

A comparação de preços dos serviços prestados pelas instituições financeiras, no entanto, somente estará disponível a partir do dia 18.

Nesse caso, bastará o cliente escolher a tarifa que deseja consultar e terá todos os valores cobrados entre os bancos. Segundo a Febraban, inicialmente serão apresentados os 46 produtos e serviços mais usados pelos clientes (pessoas físicas). A nomenclatura de todos os itens foi padronizada e distribuída em sete grupos temáticos básicos. São eles: cadastros, contas correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos e empréstimos e financiamentos.

Indicador de reclamações

Também ontem foi assinada a portaria de criação do grupo de trabalho do Ministério da Justiça e do Banco Central (BC) que discutirá a forma de elaborar o indicador de reclamações dos clientes do sistema financeiro. O indicador será usado pelo BC para fiscalizar e baixar novos regulamentos para a atividade bancária.

Para o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, Ricardo Morishita, a iniciativa deverá provocar uma mudança de comportamento dos bancos. 'A intenção é que os problemas sejam resolvidos antes que virem reclamação aos Procons.' O BC será acionado, segundo Morishita, só após o recebimento de um número específico de reclamações, a ser definido pelo grupo de trabalho.

A opinião dos clientes

Para a inspetora de alunos Alice Ferreira, 50 anos, os valores das tarifas são absurdos. Ela reclama que as instituições financeiras cobram taxas para quase todas as operações realizadas. 'Do saque ao depósito, o consumidor não escapa', ironiza. Apesar da contrariedade, ela confessa que nunca parou para negociar as tarifas com o banco em que tem conta.

A analista de sistemas Ana Paula Egídio, 21 anos, também vê com bons olhos a possibilidade de comparação e de controle sobre as tarifas dos bancos. Ela classifica como absurdas algumas taxas e cita a tarifa de extrato. 'Deveriam ser gratuitos, afinal é uma forma de controlar a conta e verificar problemas.'


Fonte: DIARIO DA TARDE

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