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29/03/2007 - EDUCAÇÃO PARA OS VALORES

Todos reconhecem a importância da Educação no contexto em que vivemos, de globalização e sociedade de mercado, nesta fase de avançado capitalismo. Quando falamos no desafio educacional, logo pensamos em construir mais salas de aula, em equipamentos, infra-estrutura, etc. Tudo isso é necessário, claro, mas não podemos perder de vista os desafios humanos da educação, isso é, não adianta focarmos apenas nos aspectos tecnológicos se esquecermos do principal, que é a formação da pessoa humana. A educação tem como finalidade social, muito mais do que formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho, mas burilar, acima de tudo, pessoas capazes de convivência, superação de conflitos, responsabilidade e trabalho solidário. Só é realmente um processo qualitativo se formar as pessoas para os valores da vida. Isso é o que sentimos estar faltando nos nossos dias. Por isso, percebemos inclusive o desinteresse dos alunos em estudar, o nível cada vez mais baixo de ensino e a dificuldade que os professores vêm encontrando em motivar os estudantes. Para isso, temos que ampliar a reflexão sobre o valor e o sentido da educação em nosso tempo desafiante.

Talvez aí esteja o grande desafio: é preciso conciliar a tecnologia com as humanidades, se quisermos o equilíbrio necessário que permitirá alcançar o nível de excelência que buscamos na educação. Quando falamos em investir em educação, sabemos que é preciso viabilizar uma remuneração mais justa aos professores, oferecendo condições mais dignas de trabalho e uma valorização social maior de quem exerce o magistério. Todos estes desafios serão superados quando houver também investimento na família, pois os pais são os nossos primeiros e principais educadores. Se uma criança não tem uma família estruturada, com pai e mãe juntos, e o apoio afetivo que precisa para amadurecer como pessoa, então todo o trabalho educacional pode ficar comprometido.



VALMOR BOLAN/ Educador, doutor em Sociologia


Fonte: DC

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