BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

15/04/2007 - CORRUPÇÃO - LIÇÕES PARA A VIDA TODA...

Adolescentes aprendem em sala de aula o que é e como combater a corrupção.

“Colar na prova é um ato de corrupção?”, perguntou Silmara Francieli Zocchetto à professora. A inocente questão, que fez a 8ª série da Escola Municipal Vicente Vieira, de Garuva, cair na gargalhada, foi apenas uma da muitas formuladas pelos 25 alunos durante uma aula sobre combate à corrupção. Uma aula que mudou a definição de muitos deles sobre o significado da palavra e que se transformou numa lição de vida para esses adolescentes.

A iniciativa de abordar o tema em todas as escolas municipais da cidade é do Ministério Público Estadual (MP-SC) através da campanha “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?”. São 1,7 mil estudantes atingidos pelo projeto-piloto no município, que implantou a disciplina de educação e cidadania. A meta dos organizadores é ultrapassar os limites de Santa Catarina e alcançar as salas de aula de todo o País, a partir de 2009. A matéria abordará temas como ética, moral e cidadania. O nome ainda não está definido.
“O importante dessas aulas é que as crianças também perceberam que podem estar sujeitas a atos de corrupção. Estamos plantando a sementinha no combate dela”, explicou Gabrielle Zwettler Teixeira, professora de Silmara, 13 anos, que distribuiu cartilhas e exibiu o DVD da campanha.

Gabrielle, que assim como outros professores foi escolhida e capacitada pelo MP-SC e contratada pela Prefeitura, está ajudando os adolescentes a cultivar essa sementinha. “A receptividade e a interação das crianças foram muito boas. Para eles, foi tudo uma novidade e hoje muitas delas têm uma outra visão sobre esse tema tão complicado”, destacou, na segunda-feira passada, último dia de aula da disciplina sobre corrupção, que foi dada durante todo o mês passado. Agora, o assunto a ser debatido será o meio ambiente.

Uma visão que mudou também para a colega de Silmara, Dinara Naiane Oliveri, 13 anos. "Desde cedo temos de aprender a fazer o que é certo. Foi o que eu aprendi aqui”, ensinou.

Gabrielle complementou: “O que a gente faz de forma correta dá sempre certo no final. Vale a pena ser correto”.

oliver.albert@an.com.br

Um laboratório de olho no País

O próximo passo do MP-SC agora será analisar os relatórios feitos pelos professores sobre as aulas do mês de março. Com o resultado das avaliações, será elaborada uma minuta com o objetivo de encaminhar ao Congresso, no ano que vem, um projeto de lei de iniciativa popular. O resultado final é implantar, tanto em escolas públicas quanto nas particulares, uma disciplina que aborde, entre outros assuntos, a corrupção.

“Foi um laboratório, uma experiência em Garuva.

Passamos uma bibliografia aos capacitadores, para que eles pudessem conduzir bem as aulas”, explica o promotor Affonso Guizzo Neto, coordenador da campanha “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?”.

Neto comenta que a idéia da disciplina foi da promotora de Garuva, Priscila Linhares Albino. “Tudo começou com um trabalho de fazer com que a criança voltasse a ser apaixonada pela escola, que se sentisse com muita vontade de ir estudar. Juntamos as forças com a campanha e o projeto nasceu”, conta.

A secretária de Educação da cidade, Marli Parisotto, acredita que a experiência vai dar frutos daqui a alguns anos. Ela comemora a boa receptividade dos alunos. “Além disso, os professores estão empenhados e só tenho pontos positivos a destacar”, afirma. (OA)

Jovens levam cotidiano ao palco

DIOGO VARGAS
Florianópolis

No palco, o diálogo remete ao cotidiano familiar. O tema, corrupção. Em cena, um pai falando ao celular diante da família sobre a propina de R$ 100 mil a policiais que apreenderam a sua carga com eletrônicos contrabandeados do Paraguai. Em outro lar, o pai dá um gibi de presente ao filho. O primeiro pai quer dar R$ 5 mil para a diretora garantir a aprovação do filho na escola. O segundo ensina o filho a não colar na prova mesmo que isso custe a repetência.

Os atores, adolescentes do Morro da Caixa e da Maloca, em Florianópolis, se esmeram na peça “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?”, apresentada durante a abertura do 3º Encontro do Terceiro Setor, no final de março.

O sonho de um País melhor motivam o pequeno grupo a se dedicar e estudar o tema. Todos moram numa região que convive com índices de criminalidade empurrados principalmente pelo tráfico de drogas e homicídios.

Na consciência de cada um, o hábito de comprar alguém ou levar vantagem está ligado principalmente ao meio político e empresarial. “Fui ensinado a não roubar. Já é um grande passo”, explica Gabriel Cozer Cantu, 12 anos.

“A corrupção já está banalizada. Então temos que tentar desbanalizá-la, trabalhar a ferida”, incentiva o promotor Affonso Ghizzo Neto.

diogo.vargas@an.com.br


Fonte: A NOTÍCIA

 Outras Notícias

18/01/2018 - PLANALTO DESMONTA ESTRUTURA QUE SERIA USADA EM POSSE DE CRISTIANE BRASIL

18/01/2018 - COM FILHA FORA DA LEI E DO GOVERNO, JEFFERSON PEDE O FIM DE JUSTIÇA DO TRABALHO

18/01/2018 - AUDITORIA ENCONTRA E-MAIL DE TEMER PEDINDO CARGO NA CAIXA

17/01/2018 - REVISÃO DE SÚMULA PELO TST DEIXA ANAMATRA EM ALERTA

17/01/2018 - PF ABRE NOVOS INQUÉRITOS CONTRA TRÊS EX-MINÍSTROS

16/01/2018 - CRIMINOSOS ROUBAM BANCO E DEIXAM FUNCIONÁRIO COM SUPOSTO EXPLOSIVO PRESO AO CORPO

16/01/2018 - SANTANDER LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES DO BC NO 4° TRIMESTRE DE 2017

16/01/2018 - AGU TEM MAIS DOIS RECURSOS NEGADOS SOBRE POSSE DE CRISTIANE BRASIL COMO MINISTRA

15/01/2018 - SUÍÇA CONDENA BANQUEIRO POR NÃO ALERTAR AUTORIDADES SOBRE CONTA DE CERVERÓ

15/01/2018 - VICE DA CAIXA É SUSPEITA DE NEGOCIAR VERBA POR CARGO

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.