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16/04/2007 - GERENTE DO BRADESCO AG. CENTRO ITAJAÍ,...

VOLTA À IDADE MÉDIA.

Em pleno século XXI, século da modernidade, das idéias inteligentes, da relação aberta e dinâmica entre o capital x trabalho, época em que deve prevalecer o diálogo, a transparência, as relações interpessoais. O que não se pode aceitar são atitudes antidemocráticas e ditatoriais, e ainda, idéias nazistas, fascistaSS e escravistas.

Vejam o caso:

Não bastasse a pressão diária que convivem os funcionários no seu cotidiano, com sobrecarga de trabalho, horas extras extrapoladas, metas mirabolantes a ser cumpridas, entre outros; têm que conviver com um regime, ou pior, com uma carga emocional e psicológica de certos “CHEFES”, que se colocam numa posição de dono do mundo e da verdade. Às vezes, são atitudes e decisões tomadas por esses “CHEFES”, com o intuito de perseguir e punir, implacavelmente, talvez para atender a uma satisfação pessoal, ou também, a um recalque não resolvido. Só Freud para explicar!!!.

O Sindicato cumprindo o papel que lhe é peculiar por intermédio de seu estatuto e da carta magna, está realizando eleição suplementar para preenchimento de uma vaga existente em seu quadro.

Após cumprir todas as exigências legais de publicidade, coube a comunicação aos bancos, para que estes, cientes, possam permitir o trabalho dos diretores nas eleições, bem assim, permitir que os funcionários, sem pressão, possam “livremente” escolher o seu representante.

A maior surpresa foi quando do protocolo na agência centro do Bradesco Itajaí que, ao tomar conhecimento do nome inscrito para concorrer às eleições (funcionário lotado naquela agência), o gerente geral esbravejou, xingou, dizendo que houve traição. E mais, que o sindicato não deveria ter aceitado a inscrição do funcionário.

Veja-se a que ponto chega, além de administrar o banco quer estender o limite da sua administração e (in)competência ao sindicato. Se quiser administrar o sindicato deverá concorrer às próximas eleições, pois têm todo o direito como associado.

Aliás, hoje, ex-associado. Não conformado com a inscrição do funcionário da agência para concorrer à vaga existente, o gerente num ímpeto de fúria e raiva solicitou a própria desfiliação a partir do dia 11.04.2007, e mais, para nossa surpresa, houve mais 10 (dez) desfiliações. O mais incrível é que, as demais desfiliações são cópias fiéis a que o gerente entregou. Só faltou a assinatura do próprio gerente nos demais desfiliações.

Tivemos conhecimento que os demais funcionários foram pressionados para as desfiliações. Inclusive, segundo denúncias a pressão é para as desfiliações em massa. É um dos maiores absurdos já presenciados no movimento sindical. Chega a ser o caso de demanda judicial junto ao Ministério Público do Trabalho, para que tome as providências necessárias. É no mínimo as providencias que serão tomadas.

A Constituição da República Federativa do Brasil em seus artigos 5º e 8º diz o seguinte:

DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se (...) à liberdade;
(gn).

(...);

II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; (gn).

Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, (...). (gn).

O papel de um gerente, além de responder pela parte operacional, tem por obrigação zelar pelo bem estar de seus funcionários, clientes e o público em geral, enquanto empregados e consumidores daquela instituição. Ao invés de ficar perseguindo àqueles que tem liberdade (constitucional) e a pretensão de se filiarem ou candidatar-se aos quadros do sindicato, deveria sim, dar mais atenção naquilo que traz resultados positivos para o Banco. Em vez de passar a maior parte do tempo com picuinhas deveria verificar e solucionar as deficiências da agência, que não são poucas. É má vontade, ou é incompetência?.

1 – FALTA DE FUNCIONÁRIOS (QUADRO DEFASADO). Por que a administração da agência não contrata mais empregados?. Caso tivessem preocupação com os funcionários e clientes deveriam fazer mais contratações, com isso, haveria geração de empregos e um melhor atendimento; evitaria a sobrecarga dos demais empregados e o stress a que são submetidos diariamente, inclusive, teriam disponibilidade de tempo para os estudos e familiares e também; os clientes não aguardariam tanto tempo nas filas.

2 – AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES. Há clientes que passam até 2 horas na fila da agência. Culpa de quem? Da administração da agência, que não contrata, e ainda, impõem que os caixas dêem conta dos serviços; estipulam metas; tempo de atendimento, número de autenticações exageradas; até o controle de tempo dos funcionários no banheiro.

O sindicato sugere aos clientes e usuários da agência, que denuncie a administração do banco junto aos órgãos competentes, sobre o tempo de espera nas filas, tais como: PROCON.

Em vigor a LEI Nº 3671 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2001

DISPÕE SOBE O ATENDIMENTO A CLIENTES E PÚBLICO USUÁRIO NAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS ESTABELECIDAS NO MUNICÍPIO.

JANDIR BELLINI, Prefeito Municipal. Faço saber que a Câmara Municipal de Itajaí votou e aprovou, e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Ficam as agências e postos de serviços de instituições bancárias, estabelecidos no Município de Itajaí (SC), obrigados a promover o atendimento aos usuários e clientes em geral em tempo razoável. (gn)

Parágrafo único - Para os efeitos desta lei, entende-se como tempo razoável para atendimento, no máximo, até 20 (vinte) minutos. (gn).

3 – FUNCIONÁRIOS LESIONADOS (DOENÇAS – LER/DORT). Pergunte se a Administração da agência está preocupada com a saúde dos trabalhadores que estão afastados por doenças (LER/DORT); doenças adquiridas no ambiente de trabalho da agência, pela fadiga; pela pressão psicológica; pelas metas mirabolantes!!. Existe atualmente na agência 3 (três) funcionários lesionados e afastados de suas funções, todos com problemas de (doenças LER/DORT); em alguns casos, problemas de depressão. Culpa de quem? Da administração da agência, que não se preocupam com a saúde e o bem estar de seus colaboradores. Com certeza, existem outros funcionários que se encontram em situação semelhante dos demais colegas e, por questão de preservarem seus empregos, infelizmente, convivem com problemas de saúde. Até quando?;

4 – CAIXAS DA AGÊNCIA. Trabalham sobre forte pressão, atendimento em demasia, além de cumprir metas estipuladas (aberturas de contas, vendas de seguros, entre outros) que, em vista disto, ficam vulneráveis às diferenças, tendo que pagar.

Recentemente, entre tantos casos, um caixa apresentou diferença de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). Imagine, um caixa tendo que comprometer todo o orçamento familiar para pagar tal diferença. Culpa de quem? Por pura incompetência da administração em não contratar mais trabalhadores.

Os problemas verificados são o que ocorre no dia a dia com os empregados, que aos olhos da administração, tudo parece maravilhoso.

Por tudo isso, fica o registro e o lamento, ao mesmo tempo espera-se que esse tipo de comportamento pernicioso, vingativo e invejoso, deva desaparecer para sempre, privilegiando-se o bom senso e a coerência. É o que se espera e deseja.

Itajaí, (SC) 16 de abril de 2007.

Sérgio Roberto Pio
Presidente


Fonte: SEEBI

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