BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

22/04/2007 - A QUESTÃO DO EMPREGO

Parece que agora, finalmente, estamos diante de uma tendência: segundo apurou a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) junto a 538 empresas de grande e médio portes, o emprego industrial expandiu-se 2,12% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com idêntico período de 2006. Foram criados 4.485 novos postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, a indústria catarinense abriu 6.159 novas vagas, no cotejo com os 12 meses precedentes, o que representa um acréscimo de 2,95%.

Não são números que inspirem um otimismo desenfreado com relação ao desempenho da economia nacional, mas servem para mostrar que o setor produtivo não foi imobilizado pelos inúmeros obstáculos que se interpõem ao crescimento econômico.

É importante frisar este ponto: os investimentos privados e as contratações dão-se muito mais em razão das idiossincrasias de nosso empresariado, sempre disposto a ousar não importam as adversidades, do que propriamente em função de melhorias significativas no cenário econômico.

Decerto contam positivamente a continuada redução dos juros básicos - embora o ritmo dessa redução seja irritantemente lento -, a manutenção da inflação em patamares baixos e o modesto porém real ganho de poder aquisitivo de parte dos consumidores.

Porém, a questão cambial segue prejudicando muitos dos negócios catarinenses direcionados à exportação, como os dos setores têxtil e moveleiro, e o crédito permanece caro e escasso. Ou seja, o Brasil avança numa lentidão que só faz aprofundar a distância que separa o país de outras nações emergentes. No ano passado, o PIB brasileiro cresceu 3,7%. A China, no primeiro trimestre deste ano, cresceu 11,1%.

De todo modo, o emprego expande-se e tem-se a impressão de que tal panorama poderá se manter pelos próximos meses. Mas o atual ritmo não atende às maiores exigências do país, pois nem dá conta de absorver a mão-de-obra ociosa - a desocupação segue em preocupantes 10% da População Economicamente Ativa (PEA) - nem é capaz de assimilar o contingente de jovens que a cada ano ingressa no mercado de trabalho.

Para isso o país precisa ousar mais, atacando diretamente os maiores problemas, entre eles a elevada carga tributária (quase 40% do PIB), a burocracia, o crédito escasso e caro, a ausência de marcos regulatórios que inibe a participação da iniciativa privada em projetos de infra-estrutura, o gigantismo e ineficiência da máquina pública e, por óbvio, a inexpressiva produtividade da classe política, que em vez de se debruçar sobre os temas de relevância nacional, despende toda sua energia em acordos que visam sobretudo aos interesses partidários e particulares.


Fonte: DC

 Outras Notícias

18/01/2018 - PLANALTO DESMONTA ESTRUTURA QUE SERIA USADA EM POSSE DE CRISTIANE BRASIL

18/01/2018 - COM FILHA FORA DA LEI E DO GOVERNO, JEFFERSON PEDE O FIM DE JUSTIÇA DO TRABALHO

18/01/2018 - AUDITORIA ENCONTRA E-MAIL DE TEMER PEDINDO CARGO NA CAIXA

17/01/2018 - REVISÃO DE SÚMULA PELO TST DEIXA ANAMATRA EM ALERTA

17/01/2018 - PF ABRE NOVOS INQUÉRITOS CONTRA TRÊS EX-MINÍSTROS

16/01/2018 - CRIMINOSOS ROUBAM BANCO E DEIXAM FUNCIONÁRIO COM SUPOSTO EXPLOSIVO PRESO AO CORPO

16/01/2018 - SANTANDER LIDERA RANKING DE RECLAMAÇÕES DO BC NO 4° TRIMESTRE DE 2017

16/01/2018 - AGU TEM MAIS DOIS RECURSOS NEGADOS SOBRE POSSE DE CRISTIANE BRASIL COMO MINISTRA

15/01/2018 - SUÍÇA CONDENA BANQUEIRO POR NÃO ALERTAR AUTORIDADES SOBRE CONTA DE CERVERÓ

15/01/2018 - VICE DA CAIXA É SUSPEITA DE NEGOCIAR VERBA POR CARGO

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.