BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

01/05/2007 - CRIMINOSOS EM LIBERDADE

O cidadão catarinense tem motivos de sobra para manter a porta de sua casa sempre fechada e em andar pela rua olhando desconfiado para os lados. Não bastasse o fato de pulularem nas ruas criminosos das mais variadas cepas, que ainda não foram fisgados pela polícia, condenados e enviados à prisão, andam à solta por aí mais de 2 mil foragidos da Justiça.

De acordo com a Gerência Judiciária do Departamento de Administração Penal (Deap) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP), 2.121 criminosos do Estado estão foragidos - 1.245 fugiram das penitenciárias e outros 876 simplesmente não voltaram aos estabelecimentos prisionais após terem recebido permissão para fazer um trabalho externo ou visitar a família.

Da leitura desses números, uma constatação irrompe imediatamente: o contingente dos que escaparam aproveitando-se de benefícios recebidos para trabalho ou visita a parentes é pouco inferior ao dos que fugiram pulando muros ou escavando túneis, o que sugere que a legislação vem sendo aplicada mais em benefício do infrator do que da sociedade.

De resto, verifica-se que o quadro da segurança pública é desanimador, embora apresente-se Santa Catarina em situação menos pior que a da maioria das demais unidades federadas. São diversos os fatores que contribuem para o caos nos serviços de combate e prevenção ao crime.

A Justiça é de uma morosidade exasperante e com freqüência não faz jus ao nome - quase metade dos que cumprem pena no país já poderiam estar soltos se os prazos de condenação fossem respeitados; a polícia recebe recursos inferiores ao necessário - há 100 mil mandados de prisão expedidos pela Justiça ainda não cumpridos; as diversas polícias do país operam de forma individual, sem integração; nossos códigos Penal e de Processo Penal estão ultrapassados; o Legislativo exibe uma inépcia impressionante, tanto assim que conseguiu, há poucos dias, por pura incompetência, a proeza de permitir regalias e a redução da pena ao perpetrador de crime hediondo; o Executivo federal represa recursos essenciais para a área; e o sistema prisional é medieval.

Está claro que a solução para o problema requer ações em várias áreas, deflagradas a partir de um plano maior que contextualize e integre os diversos procedimentos. Mas, quanto ao sistema prisional, a urgência é gritante: a população carcerária brasileira é de 400 mil presos, mas há vagas para apenas 242 mil deles. Há déficit de agentes penitenciários. No caso catarinense, segundo o Deap, estão em atividade 650, quando o ideal seria contar com pelo menos 1.230. Presos de alta periculosidade misturam-se aos que cometeram crimes leves. Tudo isso faz de nosso sistema carcerário um dos piores do globo, e do cidadão brasileiro, um refém do crime.

CLOIR DASSOLER


Fonte: DC

 Outras Notícias

13/11/2018 - CENTRAIS SINDICAIS DEBATEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA

13/11/2018 - BOLSONARO E O DESEMPREGO

13/11/2018 - CAIXA ECONÔMICA CONFIRMA QUE DECISÃO DO STF SOBRE FGTS NÃO GERA DIREITOS EM 2018

13/11/2018 - AUTÔNOMO TEM DE GANHAR O DOBRO DE TRABALHADOR CLT PARA MANTER PADRÃO

13/11/2018 - GOVERNO DE BOLSONARO VAI PROMOVER CORTE DE CARGOS EM BANCOS ESTATAIS

13/11/2018 - BANCO HSBC PLANEJA RETORNAR PARA O BRASIL

12/11/2018 - GRANDES BANCOS LUCRAM 12,7% MAIS NO 3º TRI E SINALIZAM MAIOR APETITE POR CRÉDITO

12/11/2018 - CAMPANHA JÁ SUPERA 2 MILHÕES DE ASSINATURAS CONTRA AUMENTO DE SALÁRIO DO STF

12/11/2018 - UM ANO DE VIGÊNCIA DA REFORMA TRABALHISTA, NÃO GEROU EMPREGO E PRECARIZOU TRABALHO

12/11/2018 - REFORMA TRABALHISTA FOI A MAIOR PROPAGANDA ENGANOSA DO GOVERNO TEMER

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.