BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

11/05/2007 - MULHER, VÁ EM PAZ!

Há 90 anos foi festejado nos Estados Unidos da América o primeiro Dia das Mães. Em virtude da proximidade desta data, sinto-me motivado a retomar o papel da mulher-mãe na sociedade. Este dia especial remete à presença e atuação feminina na organização social da atualidade. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem: à imagem de Deus os criou: homem e mulher”! A obra criadora indica soberania de Deus e equilíbrio de gêneros.

Ao mesmo tempo, o contexto bíblico aponta para uma ideologia estranha: 1) À mulher é atribuída a responsabilidade pela introdução do poder do pecado no mundo sendo conseqüência do assédio sedutor; 2) A submissão ao homem e a lógica do patriarcado são frutos da sedução; 3) A culpa maior da desobediência da humanidade contra a vontade de Deus é colocada sobre os ombros da mulher.

Uma das marcas, desde a história primitiva, espelha a mentalidade patriarcal de reduzir o universo feminino à esfera do privado, do doméstico. Cabia ao homem a responsabilidade pelas coisas públicas, assim como a instituição de normas e regulamentos. O relacionamento entre homem e mulher é construído sobre o desafio vivenciado pelo homem, pois é ele que “deixa pai e mãe para se unir à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. É possível viver com a hipótese de uma tradição tribal conhecida no povo judaico de características matrilineares. Nesta sociedade, sensível à valorização e à presença ativa da mulher, os detalhes quanto à herança e à descendência diziam respeito ao mundo feminino.

Os planos primários do Deus-Criador indicavam que a primazia do patriarca era indesejada. A mentalidade patriarcal ganha espaço em razão da esperteza da “serpente” e face às conseqüências que esta figura mitológica causou no relacionamento dos gêneros. “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.” Nasce o desajuste inter-relacional, e os poderes de repressão e de opressão da mulher levam à submissão desta ao homem. A vivência de uma hierarquia fixa e opressora determina, até os dias de hoje, o relacionamento dos gêneros.

O Dia das Mães ganhará nova qualidade, enquanto estimular a reinterpretação da mulher e do homem no contexto da organização social moderna. A teóloga Vânia Moreira Kern, quando aborda os detalhes de relacionamento dos gêneros, destaca: “Necessitamos de uma nova mulher e um novo homem que resgatem valores da solidariedade e que desafiem as estruturas desse sistema patriarcal competitivo”.

Desde o princípio, a obra criadora de Deus revela interação equilibrada e harmônica entre Deus, humanidade e todo ambiente criado. Que além das flores e dos presentes adquiridos para o Dia das Mães, seja acrescida a abertura de uma nova mentalidade lembrando Jesus Cristo, o primeiro homem verdadeiramente novo! Quem segue os seus passos é pessoa nova, porque o que era velho já passou, redescobre a soberania que é de Deus e seguirá caminhos que alimentam a esperança do paraíso solidário.

Manfredo Siegle, pastor sinodal do Sinodo Norte Catarinense/sinodonc@terra.com.br


Fonte: A NOTÍCIA

 Outras Notícias

20/09/2018 - PLR É CONQUISTA E SERÁ PAGA HOJE

20/09/2018 - ANS RENOVA ACORDO COM UNIMED-RIO PARA ASSEGURAR DIREITOS DOS BENEFICIÁRIOS

20/09/2018 - JUSTIÇA DO TRABALHO OBRIGA BRADESCO A EMITIR CAT

20/09/2018 - JUSTIÇA DO TRABALHO ANULA DESCOMISSIONAMENTO DE ADOECIDOS NO BANCO DO BRASIL

20/09/2018 - 5,7 MILHÕES COM MENOS DE 60 ANOS TÊM ATÉ DIA 28 PARA SACAR PIS-PASEP

20/09/2018 - CIELO, BB E BRADESCO ASSINAM ACORDO COM CADE E VÃO PAGAR MULTA DE R$ 33,8 MI

20/09/2018 - APOSENTADORIAS FICARÃO MENORES A PARTIR DE DEZEMBRO NO INSS

19/09/2018 - REFORMA TRABALHISTA: 78,4% DOS POSTOS CRIADOS SÃO INTERMITENTES OU PARCIAIS

19/09/2018 - CAIXA DEVE LANÇAR NOVO PDV EM NOVEMBRO

19/09/2018 - CADE INVESTIGA BANCOS POR SUPOSTAMENTE PREJUDICAREM CORRETORAS DE CRIPTOMOEDAS

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.