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29/05/2007 - FALTAM FUNCIONÁRIOS E SOBRA TRABALHO...

dentro das agências.

Falta de funcionários, excesso de trabalho, metas a cumprir, filas enormes de clientes para atender: essa é a rotina de grande parte dos bancários nas agências. Em contrapartida, condições para contratar novos funcionários é o que os bancos mais têm, haja vista os resultados obtidos no primeiro semestre deste ano, divulgados recentemente. A começar pelos que estão na casa do bilhão: o Itaú obteve lucro líquido de R$ 1,90 bi, o Bradesco R$ 1,70 bi e o Banco do Brasil R$ 1,41 bi. Já a Caixa Federal faturou R$ 777,57 milhões, o Real ABN R$ 622 milhões, o Unibanco R$ 581 milhões e o Santander Banespa R$ 559 milhões.

"Muitos funcionários têm trabalhado além do limite físico, tanto que o número de doenças na categoria vem aumentando cada vez mais, e mesmo assim não há contratações para suprir a demanda, o que também prejudica a qualidade do atendimento prestado à população. Essa é uma das lutas que temos junto aos bancos", enfatiza Maria Rita Serrano, presidenta do Sindicato do ABC.

O Banco do Brasil, que deveria dar o exemplo de banco público zelando pelo atendimento prestado por seus funcionários, completa Rita, segue a mesma 'cartilha' dos bancos privados e direciona os clientes para se auto-atenderem.

"Já no Grupo Santander Banespa, embora o funcionalismo tenha conseguido uma grande vitória na questão do controle do ponto, a sobrecarga dos bancários pela falta de funcionários ainda é um problema", afirma Ageu Ribeiro, diretor do Sindicato e funcionário do Grupo.

Os bancos se recusam a contratar novos trabalhadores, mas quando se trata de lucros seguem à risca seus objetivos, custe o que custar.

Lei das filas

Em vários municípios do Grande ABC existe legislação específica sobre o tempo que clientes e usuários devem aguardar na fila para serem atendidos. Em São Caetano, por exemplo, as agências bancárias que demorarem mais de 15 minutos para realizar o atendimento aos clientes serão multadas, segundo a lei 4996 de 09 de maio de 2007. A lei das filas também existe em outros municípios do Grande ABC - Santo André foi a primeira cidade a criar uma lei, proposta pelo ex-bancário, então vereador, e hoje deputado estadual, Vanderlei Siraque, que limita o tempo de atendimento em bancos. Depois vieram São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano. A lei determina que as agências são "obrigadas a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja realizado em tempo razoável".

Porém, na prática a realidade é outra: os bancos não cumprem a lei, poucas pessoas conhecem a legislação (e, com isso, não exigem seu direito) e muitas vezes as prefeituras também não fiscalizam nem autuam os bancos. É um ciclo que acaba prejudicando o lado mais fraco: bancários e cliente.

Comentário do Sindicato: Quanto a legislação, este Sindicato já fez diversas denúncias a respeito, inclusive com panfletagem alertando a população...



Fonte: AGÊNCIA ESTADO

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