BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

11/06/2007 - OPERAÇÃO XEQUE-MATE -ADVOGADO DESQUALIFICA...

VAVÁ.

Defesa diz que irmão de presidente não tem instrução para fazer lobby.


São Paulo.

O advogado Nelson Passos Alfonso, que defende Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, disse em entrevista coletiva ontem, que seu cliente não tem preparo nem nível de instrução suficiente para fazer lobby. O irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado pela Polícia Federal por tráfico de influência e exploração de prestígio na Operação Xeque-mate, que investiga a exploração de caça-níqueis.

“Ele (Vavá) me disse que nunca esteve em um ministério. Não tem condições de se portar em frente a um ministro, não tem preparo para isso. Lobby, apresentações, credenciais, ele não fez”, garantiu o advogado. Segundo ele, Vavá fez apenas o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), projeto mantido pelo governo federal durante a ditadura militar para ensinar jovens e adultos a ler e escrever.

Questionado se essa seria uma estratégia para desqualificar intelectualmente Vavá, Passos mostrou irritação. “De forma alguma. Ele é um homem simples. Não o estou desrespeitando”, respondeu.
A afirmação de que Vavá não freqüentava o meio político em Brasília contradiz gravação telefônica da PF, na qual o irmão do presidente é repreendido por um homem identificado por Roberto, supostamente ligado ao presidente Lula. “Tem umas broncas lá, porque você anda apresentando uma pessoa no ministério”, diz o homem. O advogado disse que Vavá ouviu a gravação pela imprensa e não reconheceu a voz do interlocutor.

São 617 gravações feitas com autorização da Justiça. Vavá aparece em 16. Mas até agora não se tem a confirmação de que o irmão do presidente tenha conseguido interferir em qualquer decisão do governo ou que tenha recebido dinheiro. Outro ponto não esclarecido diz respeito a uma conversa de Vavá com o ex-deputado Nilton Servo. Na gravação, o irmão de Lula fala sobre “o negócio das máquinas”. O filho de Vavá, Edison Inácio da Silva, disse que o pai se referia a máquinas de terraplanagem, e não a caça-níqueis.
....................................................

Investigações se concentrarão no compadre de Lula

Sessenta e sete dos 80 presos pela Operação Xeque-mate, da Polícia Federal, vão permanecer detidos em Campo Grande (MS). Continuam presas 46 pessoas no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. Ontem pela manhã foram transferidos Nilton César Servo, o filho Victor Emmanuel Servo, Hércules Mandetta Neto, irmão do secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e Ary Silas Portugal.

O juiz federal Dalton Conrado, da 5ª Vara Federal de Campo Grande), prorrogou por mais cinco dias o prazo da prisão preventiva de 27 dos 39 presos cujos processos correm na Justiça Federal. Outros 40 pedidos de prorrogação feitos na sexta-feira pela PF foram decididos pela Justiça Estadual de Três Lagoas (MS). Apesar de o inquérito ser apurado pela PF, alguns crimes são de competência da Justiça estadual. Na Justiça federal estão processos relativos a contrabando, corrupção e crimes contra o sistema financeiro.

A PF anunciou que concentrará as investigações sobre Dario Morelli Filho, compadre do presidente Lula. A PF estuda pedir a prisão preventiva dele por considerar que é sócio do empresário Nilton Cezar Servo, suposto chefe da máfia dos caça-níqueis, desmantelada na semana passada pela Xeque-mate. “Ele está envolvido até o pescoço com o chefe da organização”, disse o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda. Lacerda quer que Morelli Filho fique mais tempo detido a fim de facilitar as investigações.

As apurações da PF indicam que ele foi o aliciador do irmão mais velho de Lula Genival Inácio da Silva, o Vavá, indiciado por envolvimento com a quadrilha. Morelli Filho teria tido no grupo um papel mais relevante do que se imaginava. Com a decretação de prisão preventiva, que precisa ser submetida à Justiça, Morelli ficará preso pelo tempo que for conveniente ao inquérito.

O mesmo pedido é estudado para Servo. A PF descarta a hipótese de pedir a prisão de Vavá porque o andar das averiguações o mostram como um “inocente útil”, usado em pequenas tarefas. Em diálogos interceptados pela PF, membros do bando tratavam Vavá como um “lobista pé-de-chinelo”, que insinuava uma importância que não tinha para embolsar uns trocados.

Xadrez da investigação

1 - Operação da PF investiga a exploração de caça-níqueis e corrupção. Investigações atingem irmão e compadre do presidente Lula.

2 - A PF chegou a prender 80 pessoas, entre elas, o ex-deputado estadual Nilton Servo e um compadre do presidente Lula, Dario Morelli Filho.

3 - O irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi indiciado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio na Justiça, mas não foi preso.

4 - O irmão de Lula é suspeito de pedir propina a empresários de bingos e caça-níqueis sob o argumento de influenciar decisões no Executivo e no Judiciário.

5 - Morelli e Servo seriam os verdadeiros sócios de uma casa de videobingo no litoral paulista. A casa está registrada, segundo a PF, em nome de laranjas.

6 - Gravações indicam que Morelli atuava com informações obtidas de policiais civis e até federais, intermediando o pagamento de supostas propinas.
7 - Morelli e Vavá também são amigos. Se conheceram na Assembléia Legislativa de SP. Morelli era assessor e Vavá, presidente do PT de São Bernardo do Campo.

As investigações da PF começaram há seis meses. Os policiais usaram informações de dois inquéritos para chegar aos suspeitos. A polícia identificou cinco grupos criminosos que atuavam no jogo de azar. Apesar de concorrentes, em alguns momentos eles se articulavam para fazer acertos com policiais.

Na linha

Servo e Morelli

Nesse trecho da ligação, o ex-deputado Nilton César Servo conversa com Dario Morelli. Servo se queixa do comportamento de Vavá.

Servo – Vavá, ele é um cara de pau, né? Ainda falou assim: você não tem condições de me arrumar uns dois "paus" amanhã?

Morelli – Eu falei pra você, esse não presta mesmo. Dá vontade de falar para o titio. (A polícia não identificou quem seria "titio")

Vavá e Servo

Em uma das gravações, Vavá insinua que falou com o presidente sobre as máquinas caça-níqueis.

Vavá – Eu falei para ele sobre o negócio das máquinas lá. Ele disse que só precisa andar mais rápido, né, bicho?
Servo – Hein?
Vavá – Você só precisa andar mais rápido, viu?
Servo – Com certeza.

Vavá e Roberto
Em outra conversa, Vavá é repreendido por uma pessoa chamada Roberto, que seria ligado à presidência. Roberto diz a Vavá que Lula quer falar com ele.

Roberto – O Lula quer que você vá lá ouvir uma coisa.
Vavá – Ah!
Roberto – Tá? Ele quer conversar na casa dele, tranqüilo. Então vamos pensar um dia aí.
Vavá – Tá. Mas eu vou de tarde e vou voltar. Não vou ficar lá, não.
Roberto – Eu quero saber, Vavá, porque tem umas broncas lá que você anda apresentando uma pessoa lá no ministério.
Vavá – Eu?!
Roberto – Depois nós conversa.

Servo e Morelli
Nilton César Servo se queixa a Morelli de um juiz.

Servo – O juiz meteu uma canetada em mim. Na hora em que ele meteu a caneta me falou: a sua multa é de R$ 800 por dia.
Morelli – Quando começa a morrer juiz, todo mundo fica preocupado. Mas não tem uns que têm que morrer mesmo?


Fonte: A NOTÍCIA

 Outras Notícias

20/07/2018 - NEGOCIAÇÃO COM A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

19/07/2018 - REFORMA TRABALHISTA SEGUE PROPAGANDA ENGANOSA NO PAÍS SEM CARTEIRA ASSINADA

18/07/2018 - DIFERENÇA DE TARIFA ENTRE BANCOS CHEGA A 260%

18/07/2018 - DÍVIDA DE APOSENTADOS COM EMPRÉSTIMO SOBE R$ 39 MI POR DIA

18/07/2018 - ITAÚ CHEGA AO MERCADO DE MAQUININHAS DE CARTÃO

18/07/2018 - COMO USAR AS NOVAS REGRAS DO CHEQUE ESPECIAL PARA SAIR DO VERMELHO

18/07/2018 - PAGAMENTO DO 13º DE APOSENTADOS COMEÇA EM AGOSTO; VEJA O CALENDÁRIO DO INSS

17/07/2018 - SÓ SINDICALIZADOS PODEM RECEBER BENEFÍCIOS DE ACORDO COLETIVO

17/07/2018 - TRÊS INSTITUIÇÕES LIDERAM RANKING DE RECLAMAÇÕES CONTRA BANCOS

17/07/2018 - PAÍS DEIXA DE CRIAR 80% DAS VAGAS DE TRABALHO PREVISTAS

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.