BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

04/07/2007 - RENAN SOFRE SUA MAIOR DERROTA

Pressionada, mesa não arquiva e devolve ao Conselho de Ética processo contra senador.

Fracassou ontem a manobra arquitetada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e aliados para arquivar as investigações contra ele. Foi a maior derrota política dele desde que foi aberto o processo para apurar suposta quebra de decoro. Pressionada, depois de quase quatro horas de reunião, a mesa diretora do Senado não viu outra opção a não ser devolver o processo ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Pressão

Ontem foi a vez de PSDB e PDT pedirem o afastamento de Renan. Até a base aliada recuou no apoio
A derrota de Renan foi tripla: ele perdeu na tentativa de arquivar o processo pela mesa, de submeter a decisão ao plenário por meio de voto secreto e, por fim, quando por unanimidade a mesa reforçou a posição do Conselho de Ética de tocar adiante o processo, em vez de voltar à estaca zero. Essa proposta de começar tudo do zero estava em dois pareceres jurídicos do Senado, feitos sob encomenda de Renan e aliados. Senadores até então afinados com o presidente do Congresso, mudaram de posição e engrossaram o coro dos que defendem sua saída do comando do Senado.

Seis dos sete integrantes da mesa decidiram referendar os atos do Conselho de Ética em relação ao processo contra Renan. O primeiro vice-presidente, senador Tião Viana (PT-AC), presidiu a reunião da mesa no lugar de Renan, mas só vota em caso de empate.

A decisão da mesa também corrige um “vício” que, segundo dois pareceres do Senado, contaminava a investigação contra Renan. A deficiência apontada nos pareceres era de que a representação, protocolada pelo P-Sol contra Renan, foi despachada pelo próprio senador sem consultar a mesa. Ele é acusado de ter suas despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior.

Depois da derrota na reunião da mesa e de anunciar que não “arredaria pé” do comando do Congresso, Renan comandou uma sessão plenária em que foi submetido a uma saraivada de críticas com um recado explícito: a maioria dos senadores não reconhece mais a autoridade dele como chefe do Poder Legislativo.

Irritados com as manobras, o PSDB e o PDT uniram-se ontem ao DEM e pediram o afastamento imediato de Renan do comando do Senado. “Ele está usando sua condição de presidente e usando institutos para se beneficiar e o PSDB não vai compactuar com isso”, acusou o presidente nacional do partido, senador Tasso Jereissati (CE).

Nem o PT e os demais partidores do bloco aliado ao governo resistiram à última e frustrada manobra. Restou à líder do bloco, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), ler uma nota em plenário que marcou o recuo do grupo alinhado na defesa de Renan desde o início da representação. Agora, eles afirmam que se empenharão para que a investigação seja concluída.
....................................................
Conselho vai aprofundar as investigações

Um golpe atrás do outro. Foi o que viveu Renan Calheiros ontem. Depois de ter os trabalhos legitimados pela mesa diretora, o Conselho de Ética decidiu ontem à noite aprofundar as investigações contra ele e concluir a perícia sobre seus rendimentos de R$ 1,9 milhão em quatro anos com a suposta venda de gados. Com o continuidade do processo, Renan fica impedido de renunciar ao mandato. Na possibilidade de ser cassado, perderá os direitos políticos por oito anos a contar de 2010.

Na reunião do conselho de ontem, um dos aliados de Renan, Wellington Salgado (PMDB-MG), apresentou requerimento convidando o presidente do Senado a depor. O convite deve ser aprovado em sessão do colegiado marcada para hoje à tarde.

Hoje, o bloco governista, PMDB e oposição devem indicar três nomes para a relatoria. É praticamente certo a designação dos senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Almeida Lima (PMDB-SE) e Demóstenes Torres (DEM-GO). Os três atuarão como uma comissão de inquérito.
....................................................

Não arredarei o pé da presidência e vou responder absolutamente tudo, o que é fácil porque não há nenhuma acusação formal contra mim."
Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado

"Ele (Renan), muito menos pelo gado e mais por todas as manobras e articulações, perdeu a credibilidade de ficar na presidência do Senado."
Tasso Jereissati (CE), presidente nacional do PSDB

"Está muito ruim."
José Sarney (PMDB-AP), aliado de Renan, ao avaliar a situação

"A bancada e os representantes do bloco no conselho se empenharão, para que o procedimento em curso chegue a termo de forma célere, nos estritos termos constitucionais, legais e regimentais, fazendo-se a necessária justiça."
Ideli Salvatti (SC), líder do PT no Senado, ao ler trecho de nota da bancada em plenário

"A rua já o condenou e o que passa para as ruas é que as investigações estão sendo pilotadas pelo presidente investigado. A instituição está sub judice."
José Agripino (RN), líder do DEM no Senado.

Comentário do Sindicato: Na verdade quem foi derrotado foi a sociedade brasileira, pois uma figura dessa estirpe não merece estar no cargo de suma importância que é o Senado Federal...É lamentável, mas tudo acabará numa enorme pizza...As figuras que estão apoiando o Renan: Jader Barbalho, Sarney, figuras que, em nada contribuiram para a nação, muito pelo contrário, só trouxeram prejuízos, que vão perdurar NA VIDA DOS BRASILEIROS...Para se ter uma pequena idéia: O maranhão, de Sarney é o Estado mais miserável da Federação. O Sarney comanda o Maranhão há mais de 40 anos...Quando Presidente da República foi um desastre total...É tão maquiavélico que, hoje, é Senador pelo AMAPÁ...E o Jader é tão bonzinho que o PAPA deveria canonizá-lo ainda em vida...


Fonte: A NOTÍCIA

 Outras Notícias

20/09/2018 - PLR É CONQUISTA E SERÁ PAGA HOJE

20/09/2018 - ANS RENOVA ACORDO COM UNIMED-RIO PARA ASSEGURAR DIREITOS DOS BENEFICIÁRIOS

20/09/2018 - JUSTIÇA DO TRABALHO OBRIGA BRADESCO A EMITIR CAT

20/09/2018 - JUSTIÇA DO TRABALHO ANULA DESCOMISSIONAMENTO DE ADOECIDOS NO BANCO DO BRASIL

20/09/2018 - 5,7 MILHÕES COM MENOS DE 60 ANOS TÊM ATÉ DIA 28 PARA SACAR PIS-PASEP

20/09/2018 - CIELO, BB E BRADESCO ASSINAM ACORDO COM CADE E VÃO PAGAR MULTA DE R$ 33,8 MI

20/09/2018 - APOSENTADORIAS FICARÃO MENORES A PARTIR DE DEZEMBRO NO INSS

19/09/2018 - REFORMA TRABALHISTA: 78,4% DOS POSTOS CRIADOS SÃO INTERMITENTES OU PARCIAIS

19/09/2018 - CAIXA DEVE LANÇAR NOVO PDV EM NOVEMBRO

19/09/2018 - CADE INVESTIGA BANCOS POR SUPOSTAMENTE PREJUDICAREM CORRETORAS DE CRIPTOMOEDAS

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.