BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

06/07/2007 - BB E CAIXA EM PERIGO

No primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os bancos oficiais sofreram invasão política. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal conviveram com petistas em posições importantes.

Jorge Mattoso, economista com longa carreira no PT, presidiu a Caixa. O PT indicou integrantes do partido para a cúpula do BB.

Apesar da boa condução técnica que deu à Caixa, Mattoso caiu no "caseirogate" porque confundiu interesses de um aliado com suas atribuições. A nomeação de Henrique Pizzolatto para a diretoria de Marketing do BB deu péssimo resultado. Ele foi personagem de destaque no escândalo do mensalão, irrigando o valerioduto com recursos da Visanet. Também recebeu recursos do esquema.

Nomeações políticas para bancos oficiais não são novidade do segundo mandato de Lula. Em 2000, no governo FHC, reportagem da jornalista Marta Salomon revelou que um relatório confidencial encomendado pelo Ministério da Fazenda já apontava a ingerência política como um fator que contava fortemente contra o bom desempenho dos bancos oficiais federais.

Tudo indica que o governo Lula não aprendeu as lições do passado recente. Colocar políticos peemedebistas que perderam as eleições em cargos de ponta no BB e na Caixa é decisão ruim --concessão excessiva de Lula para formar sua base de apoio no Congresso.

O Banco do Brasil fez em junho de 2006 uma oferta pública de 52,25 milhões de ações, operação no valor de US$ 1,5 bilhão. Foi um sucesso. E pavimentou a adesão do BB "Novo Mercado da Bovespa". Por "novo mercado", leia-se: maior exigência em relação à gestão das empresas, a chamada "boa governança", para valorização das ações.

Há previsão de que o BB faça nova oferta pública de ações em 2009, em montante equivalente ao do ano passado. Eventuais ingerências políticas poderão atrapalhar os planos do banco.

Se as nomeações políticas mantiverem a tradição de resultar em escândalos, o patrimônio do BB e da Caixa poderão sofrer dano. Prejuízo certo para o erário público e os investidores privados que apostaram na profissionalização contínua dessas instituições. Lula deveria ter blindado de vez os bancos oficiais. A politização de determinadas áreas do setor público é um erro que costuma cobrar um preço alto. Não vale a pena correr o risco.

Filme antigo

O recente escândalo que resultou na renúncia do peemedebista Joaquim Roriz do mandato de senador também deveria servir de alerta ao governo. O ex-governador usou e abusou do BRB, o banco estatal do Distrito Federal.

Não serve para nada

Um importante integrante da cúpula do governo diz que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) vasculhou a vida do administrador de empresas Carlos Antonio de Brito, indicado por Roriz para a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal.

O TC (Tribunal de Contas) do Distrito Federal vê suspeita de irregularidade em contrato de R$ 18 milhões firmado na época em que Brito era diretor da Novacap, empresa estatal que cuida da urbanização do Distrito Federal.

Uma obviedade: Brito é inocente até prova em contrário. O grave é a Abin ter dito à cúpula do governo que não havia nada contra o apadrinhado de Roriz.


Fonte: FOLHA ONLINE

 Outras Notícias

23/01/2018 - MILITAR PESA 16 VEZES MAIS QUE SEGURADO DO INSS

23/01/2018 - SENADOR TUCANO ADMITE QUE RECEBEU OFERTA DE CAIXA DOIS DA OLDEBRECHT, MAS NÃO DENUNCIOU

23/01/2018 - NUBANK RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA VIRAR BANCO

22/01/2018 - AUTOMAÇÃO VAI MUDAR A CARREIRA DE 16 MILHÕES DE BRASILEIROS ATÉ 2030

22/01/2018 - CONSELHO DA CAIXA PODERÁ DEMITIR EXECUTIVOS ; BC TERÁ QUE APROVAR DIRIGENTES

22/01/2018 - VICES AFASTADOS DA CAIXA DIZEM QUE PRESIDENTE ATENDIA A INTERESSES DO PP

22/01/2018 - A CAIXA É A PETROBRAS DO MDB

22/01/2018 - HOMEM BRANCO E RICO SE APOSENTA MAIS CEDO NO BRASIL

22/01/2018 - CÁRMEN LÚCIA SUSPENDE A POSSE DE CRISTIANE BRASIL NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

18/01/2018 - PLANALTO DESMONTA ESTRUTURA QUE SERIA USADA EM POSSE DE CRISTIANE BRASIL

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2018 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.