BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

04/12/2018 - ONYX CONFIRMA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Atividades serão distribuídas entre três pastas (Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil)

 O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmou ontem (3) a extinção do Ministério do Trabalho a partir de 1º de janeiro, quando o presidente Jair Bolsonaro assume o Executivo nacional. Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta manhã, Onyx explicou que as atuais atividades da pasta serão distribuídas entre os ministérios da Justiça, da Economia e da Cidadania.

Segundo ele, tanto as concessões de cartas sindicais quanto a fiscalização das condições de trabalho ficarão a cargo da equipe de Sergio Moro (Justiça). Sob o guarda-chuva de Paulo Guedes (Economia) e Osmar Terra (Cidadania) serão divididas as políticas de emprego, contemplando ações voltadas para o empregador e para empresários.

Onyx afirmou que o futuro governo terá 20 ministérios funcionais e dois eventuais. Os dois últimos são estruturas com status ministerial temporariamente, de acordo com estratégias defendidas pela equipe de Bolsonaro. Trata-se do Banco Central que “quando vier a independência deixa status de Ministério” e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Bolsonaro deve definir nos próximos dias o comando do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. Onyx Lorenzoni vai detalhar a nova estrutura do governo em uma entrevista coletiva marcada para esta tarde.

De acordo com o Ministério do Trabalho, um parecer da Advocacia-Geral da União aponta que a extinção da pasta é incompatível com a Constituição. Conforme o parecer, um "eventual desmembramento e dissolução das atribuições do Ministério do Trabalho iria prejudicar a realização de ações que geram emprego e renda, contrariando o que consta no caput do artigo 37 da Constituição".  

"Dissolver suas atribuições em diversas pastas, sem a adoção de medidas de compensação democrática, retiraria um dos palcos em que é promovida a interlocução entre trabalhador, empregadores e Estado regulador, essencial à garantia do equilíbrio das relações de trabalho”, diz o parecer da AGU, que foi aprovado pelo ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, no último dia 29.

Parlamentares
Nesta terça-feira, Onyx acompanha o presidente eleito em conversas com bancadas parlamentares. O primeiro grupo será do MDB e PRB que, juntos, têm mais de 60 parlamentares. Na quarta-feira, será a vez das bancadas do PR e PSDB.

De acordo com o futuro ministro de Bolsonaro, os encontros têm como finalidade apresentar um modelo diferente da relação entre Executivo e Legislativo. Onyx reiterou a afirmação que vem sendo feita pelo presidente eleito de que não haverá mais a política “toma lá, dá cá”, quando cargos eram distribuídos em troca de apoio na votação de projetos prioritários.

“Ao longo dos anos esses lugares eram dados e usados para operações que eram desvio de dinheiro público. E isso não vai ter no governo Bolsonaro. Estamos criando um novo mecanismo que não existe, uma nova lógica de relacionamento de construção de maioria que passa primeiro na relação com as bancadas, depois frentes parlamentares e vamos ter coordenadores regionais”, disse.

Segundo ele, a maioria será construída com apoio a parlamentares em projetos nos seus estados, como a execução de obras e atendimento de outras emendas, além da participação em programas do governo. 




Fonte: AGÊNCIA BRASIL / FEEB PR

 Outras Notícias

18/04/2019 - REFORMA ELIMINA APOSENTADORIA POR IDADE PARA DEFICIENTE E PREJUDICA MULHER

18/04/2019 - PREVIDÊNCIA: 44 PONTOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

18/04/2019 - REFORMA TRABALHISTA: 12 DIREITOS SUPRIMIDOS NA CLT; SAIBA QUAIS

16/04/2019 - PROBLEMAS DE SAÚDE DENTRO DOS BANCOS SÃO DEBATIDOS EM REUNIÃO DA CONTEC COM A FENABAN

16/04/2019 - STF CENSURA SITES E MANDA RETIRAR MATÉRIA QUE LIGA TOFFOLI À ODEBRECH

16/04/2019 - AGÊNCIA DA CAIXA EM BRASÍLIA É INTERDITADA POR CAUSA DE SURTO DE CAXUMBA

16/04/2019 - REFORMA DA PREVIDÊNCIA ABRE ESPAÇO PARA TAXAR ATÉ VALE REFEIÇÃO E FÉRIAS

16/04/2019 - ITAÚ FECHA AGÊNCIA PORT TODO O PAÍS

09/04/2019 - PRESSIONE DEPUTADOS A VOTAREM NÃO NA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

08/04/2019 - JUSTIÇA TRABALHISTA MANTÉM DESCONTO SINDICAL NO SALÁRIO, NÃO EM BOLETO

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2019 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.