BRASIL: "ÚNICO PA͍S NO MUNDO ONDE O POVO QUE É ROUBADO
É O MESMO QUE DÁ PODER AO LADRÃO"
Ações Jurídicas
Artigos
Base Territorial
Convenções e Acordos Coletivos
Convênios
Denúncia contra Bancos
Diretoria
Esportes
Eventos
Fale conosco
Índices de Reajustes Salariais
Links
Localização / sede
Matérias
Notícias
Noticias jurídicas
Notícias RSS
Saúde
Segurança Bancária
Sindicalize-se
Untitled Document
NOTÍCIAS
Gerais
Jurídicas
RSS
Saúde
Segurança Bancária
 Notícias Gerais

Confira as últimas notícias Gerais :

13/08/2019 - DADOS DO BANCO CENTRAL SINALIZAM QUE O PAÍS ESTÁ ESTAGNADO NA ECONOMIA


Índice que mede atividade econômica do Banco Central, considerado a prévia do PIB, fica negativo de abril a junho, praticamente confirmando que o país está em recessão técnica - quando há recudo por dois trimestres consecutivos (Por Hamilton Ferrari)

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) foi um banho de água fria nos analistas que estavam esperando crescimento da economia — mesmo que modesto — no segundo trimestre do ano, na comparação com os três meses anteriores. Considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o indicador da autoridade monetária mostrou que o país encolheu 0,13% no período e indica que a recessão técnica voltou a ser realidade.

De acordo com o Banco Central, a economia cresceu apenas 0,3% em junho, na comparação com maio. Considerando os números sem ajuste sazonal — porque avalia períodos iguais de tempo —, a atividade cresceu 0,62% no ano e 1,08% no acumulado de 12 meses. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar no próximo dia 29 a taxa de crescimento do país no segundo trimestre do ano.

A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, disse que a comparação do PIB com o IBC-Br não é perfeita, mas é uma estimativa aproximada que reforça a possibilidade de o Brasil ter um segundo dado trimestral negativo, o que configura a recessão técnica. “O ponto é que, qualquer que seja o índice, 0,1% de queda ou 0,1% de crescimento, o país está com a economia estagnada e tem fraqueza de demanda”, disse. “Não existe bala de prata na economia atual. As mudanças estão acontecendo e, para voltar a crescer em linha com o mundo, não acredito que seja neste mandato presidencial”, completou.Continua depois da publicidade

Zeina explica que a nova rodada de redução dos juros e a liberação de saques de recursos, como do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não deve ter impacto significativo. “Trará alívio, mas nosso problema é estrutural. O potencial de crescimento, dada a falta de infraestrutura, tecnologia, a qualidade de mão de obra, está em 0,8%, segundo estimativa aqui da XP. Antes, esse potencial era de 3,5%”, compara a economista-chefe.

O relatório Focus, do BC, que traz projeções dos analistas do mercado financeiro para a economia, mostrou que há uma expectativa de que o crescimento fique em 0,81% em 2019. Há uma semana, o boletim informava que as perspectivas era de um avanço de 0,82%. Nem mesmo a taxa Selic no menor patamar da história foi suficiente para estimular mais fortemente a economia, tanto é que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu os juros de 6,5% ao ano para 6% anuais na última reunião.

Juros
Com a atividade econômica fraca e inflação baixa, o mercado vê espaço para reduzir ainda mais a Selic. De acordo com os analistas, a taxa básica Selic deverá terminar o ano em 5% ao ano. O cálculo do IBC-Br também auxilia o BC a definir os juros. De acordo com o economista Silvio Campos Neto, analista da Tendências Consultoria, a diminuição pode criar um cenário de mais otimismo no segundo semestre. “Números do mercado de trabalho mostram uma reação e a incerteza da não aprovação da reforma da Previdência foi removida do cenário, aumentando as expectativas”, destacou.

As projeções para o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) estão em 3,76% para 2019, sendo que, no penúltimo relatório, a expectativa era de variação de 3,8%. A meta do governo federal é de 4,25%, com um intervalo de 1,5 ponto percentual para baixo e para cima. 




Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / FEEB PR

 Outras Notícias

12/12/2019 - JUSTIÇA DO TRABALHO NÃO PODE IMPEDIR GREVE DE ACONTECER, DECIDE TST

12/12/2019 - BÔNUS DE CONTRATAÇÃO PAGO A GERENTE DE BANCO SAFRA REPERCUTE NO FGTS

12/12/2019 - VERDE AMARELO DEVE CRIAR 271 MIL VAGAS, NÃO 1,8 MILHÃO, COMO GOVERNO DISSE

12/12/2019 - GOVERNO TENTA CONTER ALTERAÇÕES NA MP DO PROGRAMA “VERDE-AMARELO”

12/12/2019 - STJ ABRE BRECHA PARA REVISÃO DA APOSENTADORIA COM BASE EM TODOS OS SALÁRIOS

11/12/2019 - POUPADORES PODEM TER DINHEIRO A RECEBER DOS BANCOS: VEJA QUEM ESTÁ NA LISTA

11/12/2019 - PRESIDENTE DO BB DESCARTA PRIVATIZAÇÃO DO BANCO: "ASSUNTO ENCERRADO"

11/12/2019 - VAI HAVER GREVE DOS CAMINHONEIROS NA SEMANA QUE VEM?

11/12/2019 - CÁRMEN COBRA EXPLICAÇÕES DE BOLSONARO SOBRE CARTEIRA VERDE AMARELA

11/12/2019 - DEPUTADO PROPÕE A EXTINÇÃO DO 13º SALÁRIO

  Sindicalize-se
+ Detalhes  
  Eventos
FESTA DOS BANCÁRIOS...
+ Detalhes
Itajaí - SC | Rua José Ferreira da Silva, 48 - Cx. Postal 118 - Centro | Telefone: (47) 3348-6374 |||  By Vale da Web
Copyright © 2019 SEEBI. Todos os Direitos Reservados.