Confira as últimas notícias
Gerais :
13/08/2024 - Bancários(as) exigem reajuste salarial digno, diante dos recordes de lucros dos bancos
Negociação no dia 06/08
Hoje a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN - da Contec se reúne com Fenaban para reivindicar reajustes nos salários, PLR e tickets refeição e alimentação, a partir das 15 horas, no Hotel Laghetto, em São Paulo.
O Paraná estará presente nesta rodada através do presidente da Federação dos Bancários (FEEB PR) e do Sindicato de Cascavel, Gladir Basso, que integra a CEBNN; Gilberto Lopez Leite, presidente do Seeb Ponta Grossa, e Carlos Roberto Rodrigues, vice-presidente do Seeb Maringá.
Lucros Em 2023, o lucro líquido dos bancos foi R$ 145 bilhões, alta de 5% em comparação a 2022. No primeiro trimestre deste ano, o lucro dos cinco maiores bancos do país teve crescimento de 15,2% e alcançou R$ 29,2 bilhões, em relação ao mesmo período de 2022.
Recomposição salarial A reivindicação da categoria bancária é que o reajuste salarial corresponda à reposição da inflação, pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5%.
Levantamento do Dieese mostra que, entre 2003 e 2023, os maiores bancos do país tiveram aumento do lucro líquido real de 169%.
No mesmo período, a rentabilidade média dos bancos (capacidade de obterem retorno financeiro a partir de investimentos, em relação ao patrimônio) também foi significativamente superior à inflação, mesmo durante a pandemia, quando a média ficou 2,5 vezes acima. Em 2023, enquanto a inflação no ano foi 4,62%, a rentabilidade média dos bancos no Brasil foi 15%.
Já a remuneração média da categoria bancária, entre 2003 e 2022, teve crescimento de apenas 16%. Neste mesmo período, os ganhos reais previstos na Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários e bancárias foi de 21%.
Participação nos Lucros e Resultados O Dieese alerta que os percentuais de distribuição da PLR dos bancos caíram ao longo dos últimos anos, mesmo após reajustes, introdução da parcela adicional e mudanças de parâmetros dos cálculos de distribuição. Além disso, a distribuição da participação nos lucros não vem acompanhando o crescimento dos lucros no setor.
Entre 1997 e 2023, por exemplo, a PLR do cargo de caixa teve aumento real de 137%, entretanto, no mesmo período, o crescimento real no lucro dos bancos foi de 337%, ou 2,5 vezes superior ao aumento real que a PLR paga para esses trabalhadores.
Na campanha salarial deste ano, a categoria quer a garantia de que todos os empregados, independentemente de faixa salarial e incluindo aposentados e afastados por motivos de saúde ou acidente, tenham participação nos lucros da empresa, a partir do pagamento de três salários-base, mais as verbas fixas de natureza salarial, reajustadas em setembro de 2024.
PRÓXIMAS RODADAS Além deste dia 13, as próximas rodadas de negociação da Contec com a Fenaban estão agendadas para dias 20 e 27 de agosto.
Notícias FEEB PR
Fonte: FEEB PR / FEEB SC /SEEB ITAJAI SC
|